Você sabe qual é um dos maiores medos da humanidade?

Além do medo de altura e o medo do escuro, os seres humanos possuem pavor de falar em público. E esse medo pode ser de baixo nível fazendo com o que o indivíduo sinta ansiedade e desconforto sempre que ele precisar se expor a essa situação ou esse medo pode se manifestar a níveis altíssimos fazendo com que a pessoa desenvolva uma fobia ou até mesmo trauma, afetando diretamente seu desenvolvimento social.

Uma vez que a pessoa tem possui esse tipo de medo em qualquer nível, a maioria das vezes isso não vai afetar apenas aquela apresentação de trabalho na escola ou uma reunião no trabalho, e sim toda e qualquer conversa que envolver mais de 2 ou 3 pessoas.

Claro que seu desconforto vai ser proporcional ao “público” ao qual você for exposto e obviamente não dá pra comparar um teatro lotado com uma roda de amigos, mas muito provavelmente você vai deixar aparente seu desconforto, adotar uma postura envergonhada e afetar seu poder de comunicação também de maneira proporcional nos dois casos.

O grande problema de agir dessa forma é que a maioria das interações sociais iniciam da comunicação e muitas vezes isso vai acontecer em ambientes que possuem grande quantidade de pessoa. A relação entre as pessoas acontece de fato quando há uma troca de interesses, ou seja, quando ambas as pessoas vêem que o outro possui gostos, valores e princípios que admiram e que validem a companhia mútua. Acontece que uma pessoa que não consegue se apresentar de forma decente para as pessoas ou para o grupo, acaba perdendo a chance de demonstrar seus gostos, valores e princípios, e pode ser confundida como alguém sem essas características, ou seja, alguém que “não vale a pena”.

Em resumo, de que adianta o cara ser o maior gente fina, cheio de valor se ele não abre a boca e ninguém fica sabendo as suas qualidades, entendeu? Mas qual a solução para isso?

Acho que a primeiro passo é descobrir em si qual o motivo desse medo e ansiedade que você sente quando você precisa falar em público:

Se a origem do desconforto é o “medo do desconhecido” é simples PRATIQUE! Quanto mais você realiza determinada ação, mais você se acostuma e acaba encarando isso como uma função normal do seu dia. O ideal é praticar de maneira gradativa  e ir aumentando o nível de dificuldade, no caso aumentando o tempo que você fala em público ou sua audiência.

Se a origem do desconforto é “o que as pessoas vão pensar”, DANE-SE! Vou te contar a realidade da vida cara, ninguém dá a mínima se você falar uma besteira em público ou cometer uma gafe. Elas provavelmente vão rir e se divertir no momento porém em seguida já vão voltar a se preocupar com suas próprias vidas e olhar seus celulares. Aprenda a reorientar seu cérebro e não deixe que ele te sabote nesse sentido. Quer fazer um teste rápido?  Tente se lembrar de algo vergonhoso que você viu acontecer recentemente com algum conhecido seu… lembrou? Provavelmente você só lembrou porque eu pedi, e muito provavelmente você não associa algo negativo a pessoa que fez isso. As outras pessoas são iguais a você, então let’s go.  

Se a origem do desconforto é “tenho medo de falar besteira”, ESPECIALIZE-SE! Se você está inseguro sobre o trabalho que você vai apresentar provavelmente te falta conhecimento, se você não sabe como agir na frente de um grupo de garotas é porque não assistiu meus vídeos e te falta método. Então o grande segredo para um bom desempenho em todas as áreas é a preparação. Estude, se interesse mais pelas coisas e consuma conteúdos relacionados que a medida que o conhecimento entrar na sua cabeça a confiança se projeta e seus resultados melhoram.

Aprendam que é dessa essência que é formado o processo evolutivo. A coisa que mais me irrita é quando uma pessoa, diz “Sou assim, nasci assim e vou morrer assim, preciso me aceitar do jeito que eu sou”. Entendam que autoaceitação não é desculpa para não evoluir. Se nossas gerações antigas tivessem se acomodado com sua situação deles até hoje estaríamos vivendo dentro de cavernas, sem luz ou qualquer outra tecnologia.

Espero que você tenha gostado desse artigo, e gostaria de te mostrar mais uma coisa. Eu desenvolvi um projeto incrível voltado para interações em ambientes sociais de médio porte como escolas e faculdade. É um método inovador e praticamente infalível para você criar uma imagem social respeitada, desenvolver amizades, gerar valor e conquistar as pessoas de acordo com técnicas de postura, comportamento e dicas de quem viveu essa época da vida da melhor forma possível. CLIQUE AQUI E ASSISTA ESSAS DICAS.

Facebook Comments


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *